Excelência em Logística é a chave para o sucesso das Pontocom.

A logística é parte fundamental, para que o mecanismo que move as vendas pelo canal eletrônico, tenham sucesso constante, e possam trazer tranqüilidade e segurança aos clientes. Produtos iguais, com preços semelhantes são comuns em todas as lojas virtuais. É preciso oferecer serviços excelentes e uma logística que possa apresentar um valor diferenciado ao cliente, pois isto pode ser a última alternativa às empresas que buscam a diferenciação via web. Assim quando falamos de empresas pontocom, é preciso entender que igualmente as empresas da “velha economia”, a entrega física do produto precisa ser realizada, e não há como, pelo menos por enquanto,fazer a transferência virtual de um produto (concreto) de um lugar para o outro. Este produto não tem valor para o cliente se não estiver disponível no lugar e no momento em que ele deseja, e a logística faz com que este valor esteja garantido. Em geral estas empresas virtuais falham, por não possuir uma estrutura de Marketing, planejamento produtivo (montagem de kits e embalagem customizada), controle financeiro,  e esquecem que é a logística que faz com que os produtos cheguem aos clientes com rapidez, em boas condições e com erro zero. Não há nada pior para o cliente que receber a entrega atrasada, com embalagem inadequada e ainda com erro. Empresas que não gerenciam seus estoques, transportes, separação de pedidos, não consideram a logística estratégica. O investimento em infra estrutura como um local adequado para a armazenagem e distribuição, estoque próprio, é base para as empresas que esperam atender duas, três, ou até cinco vezes mais pedidos a cada ano, por este motivo algumas empresas líderes do mercado montaram uma estrutura de retaguarda e a entrega foi terceirizada para vários operadores logísticos.

Não existe nada de diferente nos processos internos de uma empresa pontocom das demais empresas que possuem lojas físicas. Precisam ter as mesmas estratégias logísticas, não podem falhar na entrega de seus produtos e alcançar um objetivo difícil: operacionalizar algo que criaram como virtual. Construir o site pode ser fácil para estas empresas, mas o produto não pode ser enviado via internet, simplesmente é preciso entregá-los aos clientes. É esta facilidade de montar sites ou lojas virtuais, e a dificuldade de processar os pedidos, separar produtos e entregá-los, que derrubam algumas empresas do canal eletrônico. Em processos operacionais a logística é igual em qualquer lugar e para qualquer empresa. É claro que em países da Europa, EUA e Canadá, os processos logísticos são mais avançados. Hoje se compra produtos de empresas com sede nos EUA, e com o mesmo prazo ou até menor que internamente no Brasil, o pedido já se encontra disponível na alfândega aguardando apenas os trâmites fiscais. Estes países já possuem técnicas para o gerenciamento de toda a cadeia de abastecimento, qualquer empresa sabe exatamente o que acontece com todas as demais, e como o cliente se porta em relação ao produto. No Brasil, estamos na fase de unir a armazenagem, estoques, transporte, informações, gestão de pessoas e de suprimentos, integrados dentro da empresa. Além disto, falta para o Brasil, aporte tecnológico de ponta, pessoal qualificado, condições estruturais de transportes, como rodovias, e aeroportos; e também estruturas de Armazenagem e sistemas de gerenciamento de informações capazes de aumentar a velocidade na movimentação de produtos, com mais confiabilidade e segurança. Para que possam ter sucesso e buscarem a excelência, a empresa pontocom tem que se atentar aos seguintes pontos: captação de pedidos, aprovação e informação ao cliente; rastreamento dos pedidos on-line para que o seu cliente/consumidor possa acompanhar o andamento das compras; gestão de estoques confiável e eficiente; pré-processamento dos itens vendidos fracionados ou sob a forma de kits; Preparação de pedidos confiável e rápida; carregamento paletizado e pré-roteirizado; Entregas roteirizadas e rastreadas; Controle permanente do nível de Serviço ao cliente e da qualidade de atendimento; gestão de custos; formação de alianças estratégicas com fornecedores; acompanhamento passo-a-passo todos os processos desde o pedido até sua entrega ao cliente (gerenciamento do ciclo do pedido). E lembrem-se sempre: “O sucesso do marketing depende do sucesso da logística”. A equipe da Quebec Consulting consultoria logistica Ti e Marketing, já ajudou várias empresas do e-commerce a implantarem operações complexas e com excelentes resultados. Faça nos um contato!!!

Murilo Almeida - CEO e Founder  Quebec Consulting

muriloalmeida@quebecconsulting.com.br

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